Escolta Armada

Esta atividade tornou-se importante devido ao aumento no Roubo de Cargas, inclusive de fácil repasse (cigarro, bebida, eletrodoméstico, vale transporte e refeição, etc) e constantes ataques a veículos de transporte de valores.

O Brasil é o país campeão de roubo de cargas nas estradas. As cargas mais visadas pelos bandidos são bebidas, produtos eletro-eletrônicos, combustível, cigarro, medicamentos e grãos.

Segundo a NTC & Logística,  em todo o país, as transportadoras registraram, em 2014, perdas que ultrapassaram 1 bilhão de reais, em mais de 17 mil ocorências. Os números cada vez mais crescentes fizeram com que as empresas de transporte adotassem medidas de prevenção.

A saída encontrada pelas empresas do setor é a contratação do serviço de escolta armada, serviço oferecido pelo Grupo Arion Brasil.

O acompanhamento tático de veículos usados no transporte de cargas e valores é feito através de carros e motocicletas caracterizados e dotados de equipamentos de comunicação e segurança de alta tecnologia utilizando rastreadores e equipe operacional estruturada com atendimento 24 horas.

O objetivo principal do serviço de escolta armada é garantir a entrega de carga e de valores, e a integridade das pessoas envolvidas nessa ação. Para executar esse serviço, as empresas de segurança privada devem pleitear autorização prévia junto a Coordenação-Geral de Controle de Segurança Privada, da Polícia Federal.

Para pleitear autorização a empresa deve estar autorizada a realizar o serviço de vigilância patrimonial, ou transporte de valores há pelo menos um ano, deve possui em seu quadro de funcionários pelo menos 08 (oito) vigilantes especialmente treinados para esta finalidade, e ainda disponibilizar no mínimo 02 (dois) veículos que atendam as exigências da legislação para exercer o serviço de escolta armada.

Related Posts